14 de outubro – Alemanha deixa a Liga das Nações

 

HOJE NA HISTÓRIA

14 de outubro – 1933

ALEMANHA NAZISTA DEIXA A LIGA DAS NAÇÕES

 

Ghita Almeida Galvão

 

Para se chegar ao fim da Primeira Guerra Mundial, tentou-se firmar muitos acordos. Vendo a impossibilidade de uma vitória, o Chanceler alemão propôs um acordo de paz ao então, presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson que desejava uma paz sem anexações nem indenizações. Este acordo poderia ser baseado nos quatorze pontos criados por Wilson para a reconstrução européia, dos quais o décimo quarto falava da criação de uma Liga das Nações ou Sociedade das Nações. A Liga tinha por objetivo a paz mundial, mas tendo fracassado, foi posteriormente dissolvida.

Com o interesse de fundá-la e cumprir com todas as quatorze propostas, foi feita a Conferência de Paris. Dela participaram trinta países, a Alemanha não estava entre estes e as decisões eram tomadas pelas grandes potências (Estados Unidos, França e Inglaterra) e os seus interesses iam contra os alemães e transgrediam as regras dos quatorze pontos, que previa não existirem mais expansões territoriais. Sendo assim, quando a Alemanha viu as disposições do Tratado (conhecido como o Tratado de Versalhes) se opôs, porém ele lhe foi imposto à força. Pelo que havia sido acordado a Alemanha perderia um sétimo de seu território e um décimo de sua população, além de ter uma redução no exército, de soldados e armamentos, além de um elevado pagamento em dinheiro por ter causado a guerra.

Com todos esses fatores a Alemanha cria em si um sentimento de revanchismo muito forte e evidencia isso com o Nazismo. Em 14 de outubro de 1933, a Alemanha anunciou sua retirada da Liga das Nações e sua não participação da Conferência de Desarmamento de Genebra. No início da conferência os ingleses propuseram a aceitação de um exercito alemão forte, mas a França conseguiu adiar a decisão por mais quatro anos. Para Hitler, então Chanceler alemão, não seria ruim essa aprovação, mas com o veto francês e sua não disposição a um desarmamento alemão, tomou uma atitude esperada.

A Sociedade das Nações finda aos poucos devido as muitas concessões e as saídas de diversos membros, acabando e dando lugar a ONU  após a Segunda Guerra Mundial.

 Date Posted: 14 out 2009 @ 03 48 PM
Last Modified: 14 out 2009 @ 03 50 PM
Posted By: Biu Vicente
EmailPermalink
 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

 Comment Meta:
RSS Feed for comments
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 179
  • Comments » 2,366
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

02 de dezembro de 1870



    No Child Pages.