06 de outubro de 1889: O Moulin Rouge abre as suas portas

 

Que História é Essa

Hoje na História

06 de outubro de 1889: O Moulin Rouge abre as suas portas

Paulo Conti

Aluno do 4º período de História

 

De um lugar sujo e mal freqüentado, chamado Rainha Branca, se fez aquele que até hoje é o cabaret mais famoso do mundo, o Moulin Rouge. Pela sua localização no subúrbio da capital francesa, o Rainha Branca, não atraia nada além dos marginalizados da região. Eram bêbados, prostitutas e ladrões, o que desqualificava o local como um ponto de referência para a diversão dos aristocratas, sedentos por luxo. A falta de zelo pelo espaço onde funcionava a casa se explica no fato de que o local já havia sido condenado. Vários prédios da região seriam demolidos para dar lugar a uma avenida. Porém, o projeto urbanístico mudou, incentivando dois empresários, Joseph Oller e Charles Zidler, a comprarem o terreno e construírem o Moulin Rouge sobre os escombros do Rainha Branca.  

Moulin-rouge

Moulin-rouge

 Diferentemente da antiga casa de espetáculos, com as suas apresentações chinfrins, o Moulin Rouge começou a combinar sofisticação e cultura popular. Este se tornou um sinônimo de luxo em matéria de casas noturnas, chamando atenção desde a sua fachada com um enorme moinho-de-vento vermelho, que dá nome ao lugar. Outro grande símbolo da ostentação da casa foi trazer uma replica em madeira de um elefante para o seu jardim interno, em 1891. Junto ao enorme bicho de madeira se apresentavam dançarinas do ventre. E por lá o elefante ficou até ser atingido por um incêndio em 1915. Mais um grande atrativo foi implantado por Oller e Zidler, as famosas dançarinas de cancã. Antes do Moulin Rouge já havia moças que dançavam cancã, a grande novidade foi alguns centímetros de pernas à mostra, entre as meias pretas e as calçolas brancas das dançarinas, não chegava nem a um palmo de exposição do corpo, mas gera grande furor. E, além dos espetáculos de música, dança e atrações circenses, coisas bizarras eram apresentadas. Como um homem que conseguia controlar o som dos seus flatos, isso mesmo, um verdadeiro “concerto” com puns rítmicos.

Com toda essa versatilidade e pompa, o Moulin Rouge ganhou fama internacional, se tornando referência de entretenimento. Nomes como Edith Piaf e Frank Sinatra fizeram parte das grandes estrelas da casa. Que até os dias de hoje continua sendo um dos mais importantes atrativos turístcos de Paris.

 Date Posted: 06 out 2010 @ 11 26 AM
Last Modified: 06 out 2010 @ 11 26 AM
Posted By: Biu Vicente
EmailPermalink
 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

 Comment Meta:
RSS Feed for comments
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 179
  • Comments » 2,366
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

02 de dezembro de 1870



    No Child Pages.