18 de agosto de 1920:As mulheres conquistam direito de voto nos Estados Unidos

 

Que História é essa?

Hoje na História

 

18 de agosto de 1920:

As mulheres conquistam direito de voto nos Estados Unidos

 

Paulo Conti

Aluno do 4º período de História

Severino Vicente da Silva

 

                        O papel das mulheres na política americana ganha destaque a partir da luta pelo fim da escravidão. As ativistas Susan Brownell Anthony e Elizabeth Cady Staton tiveram participação decisiva na abolição e, já durante este processo, pretendiam incorporar a Constituição o direito feminino ao voto. O primeiro objetivo foi alcançado. Pela emenda de nº 13 todos os escravos foram libertos no período que coincide com a Guerra Civil Americana, 1861. Porém o voto feminino não veio nesse mesmo momento.

  

Marcha pelo voto feminino na década de vinte no século XX nos EUA.

Marcha pelo voto feminino na década de vinte no século XX nos EUA.

 Apesar de aprovar leis que buscavam igualdade entre os cidadãos, sem distinguir cor ou credo, o sexo do cidadão ainda era desqualificava a mulher como cidadã. Contudo as mulheres americanas não desistiram do seu objetivo, elas começaram a organizar passeatas para que seus direitos fossem garantidos na Constituição. Em alguns Estados elas conseguiram tal direito. A situação só começou a melhorar com a eleição da primeira mulher ao Congresso Americano, Jeannette Rankin foi eleita deputada em 1916, pelo Estado de Montana. Coube a ela a missão de, na Câmara, aprovar o projeto de lei que tornava todas as americanas eleitoras. A aprovação ocorreu em 1919 e foi ratificada pela emenda nº 19, em 1920.

            A participação das mulheres na sociedade estadunidense ocorre em todos os níveis, desde a atividades nas fábricas até os mais altos cargos da República. É importante frisar, ainda, que a particpação na vida pública é resultante de um alto grau de escolaridade que ocorre naquele país. Embora ainda não tenham assumido a presidência da República, embora tenham concorrido para esse cargo, o cargo de Secretário de Estado nos Estados Unidos, tem sido ocupado por mulheres nas duas últimas administrações.

Texto lido no programa QUE HISTÓRIA É ESSA? no dia 18 de agosto de 2010.

 Date Posted: 18 ago 2010 @ 07 56 PM
Last Modified: 18 ago 2010 @ 07 57 PM
Posted By: Biu Vicente
EmailPermalink
 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

 Comment Meta:
RSS Feed for comments
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 179
  • Comments » 2,366
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

02 de dezembro de 1870



    No Child Pages.