28 de julho de 1938: Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros são mortos em Sergipe

 

                                                     Que História é essa

                                                        Hoje na História

                                                       28 de julho de 1938:

                 Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros são mortos em Sergipe.

 

                                                                                                        Aline De Biase

                                                                                Aluna do 5º período e bolsista proext

Prof. Dr. Severino Vicente da Silva

 

  O cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro, entre meados do século XIX e início do século XX. Anterior a república, o cangaço foi fruto de questões e relações sociais, entre latifundiários e latifundiários, que envolvem o sertão nordestino desde o estabelecimento da política de colonização. Os que viviam sob a canga dos senhores de terra, sem a proteção do Estado, quase sempre eram obrigados a defender as terras onde vivia sob pena de dela ser expulso. Sem o Estado para os defender, agricultores e vaqueiros eram submetidos à vontade dos coronéis e, vez por outra tomavam a justiça e suas próprias mãos e eram obrigados a se tornarem cangaceiros, ora por conta própria ora particpando de um bando. A ação dos cangaceiros, como representação desse sistema, podia ocorrer em grupo ou por iniciativas isoladas, mas era caracterizada pela violência e pela criminalidade.

 

Virgulino Ferreira - Lampião e Antonio Ferreira

Virgulino Ferreira - Lampião e Antonio Ferreira

 Apesar de ser um movimento iniciado em meados do século XIX, o maior símbolo do cangaço foi Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, que atuou entre os anos 1920 e 1930 em praticamente todo o território nordestino. Nascido em Serra Talhada, município de Pernambuco, em 7 de julho de 1898, as ações de Lampião como cangaceiro foram iniciadas no século XX. Algumas vezes as suas ações encarnavam valores de bravura, senso de honra e heroísmo, e em outras ocasiões o terror e o medo eram a marca de sua ação e, juntas, proporcionaram a ele o título de “rei do cangaço”.

Em 1930, em Jeremoabo, na região do Raso da Catarina na Bahia, Lampião conheceu Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita.

Maria Bonita

Maria Bonita

 Ela era esposa de um sapateiro, e, tendo se apaixonado pelo cangaceiro, fugiu com ele e ingressou no bando. Maria Bonita foi a primeira mulher a ingressar num bando de cangaceiros, tornando-se símbolo de mulher guerreira.

  A visibilidade do grupo de Lampião, além de seus atos no território nordestino, foi fortalecida pelos esforços que o cangaceiro fazia de construir a sua imagem pública. Dessa forma, Lampião se relacionou com jornalistas e fotógrafos, aumentando a visibilidade do seu bando, através de entrevistas e fotografias.

A dita revolução de 1930 pretendeu modernizar o Brasil e por fim ao domínio dos “coronéis”, os grandes proprietários, tidos como responsáveis pelo atraso do Brasil.  A unificação da ação das polícias de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia fortaleceu o combate aos cangaceiros em nome da ordem nacional. A centralização do poder enfraqueceu as oligarquias rurais, muitas delas protetoras dos cangaceiros. A partir daí, sentença para os cangaceiros que não se rendessem passou a ser a execução.

  Assim,em 28 de julho de 1938, em uma emboscada armada a partir de informações sobre o esconderijo do bando, na localidade de Angicos, em Sergipe, os policiais mataram Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros. Os cangaceiros tiveram suas cabeças decepadas e expostas em locais públicos, para servir como exemplo e desestímulo a prática do cangaço. 

Volante que atuou em Angicos

Volante que atuou em Angicos

O 28 de julho, com a morte de Lampião, marca o fim do cangaço, já que a partir disso, os grupos foram se desarticulando e enfraquecendo.

 

 Texto lido no Programa QUE HISTÓRIA É ESSA do dia 28 de julho de 2010.

 Date Posted: 29 jul 2010 @ 06 10 PM
Last Modified: 29 jul 2010 @ 06 13 PM
Posted By: Biu Vicente
EmailPermalink
 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

 Comment Meta:
RSS Feed for comments
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 179
  • Comments » 2,366
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

02 de dezembro de 1870



    No Child Pages.