16 de junho de 1950 – inauguração do Estádio do Maracanã.

 

 

Que História é essa

Hoje na História

 

16 de junho de 1950:

Inaugurado no Rio de Janeiro o estádio do Maracanã

                 Aline De Biase

Aluna do 5º período de História

Bolsita Pró-Ext

 

 

  Na década de 1940, em virtude da Segunda Grande Guerra, não houve a realização das Copas do Mundo de 1942 e 1946. Com o fim da guerra em 1945, a Europa estava abalada e em reconstrução, e por isso, a Federação Internacional de Futebol Associado – FIFA – interessada em fazer ressurgir o campeonato, estava em dificuldades em encontrar um país para sediar o evento. No Congresso da FIFA de 1946, o Brasil apresentou o seu projeto de sediar uma Copa em 1950, mudando o ano do evento que estava previsto para 1949, salvou o torneio que talvez nem fosse mais ocorrer, pelo desinteresse da comunidade internacional.

Estádio Mario Filho - Maracanã

Estádio Mario Filho - Maracanã

  Proposta aceita, com a decisão do presidente Eurico Gaspar Dutra iniciou-se a 2 de agosto de 1948, a  construção de um estádio de futebol gigante para ser a sede da 4ª Copa Mundial de Futebol, na capital federal. Inúmeras críticas foram feitas aos gastos dirigidos para a construção desse estádio, por desviar os investimentos que poderiam ser aplicados na melhoria das estruturas sociais brasileiras. Na contra mão dessas opiniões, estava no jornalista esportivo Mário Rodrigues Filho, que pelo seu incentivo à construção, foi homenageado, dando seu nome ao estádio.

 Assim, em 16 de junho de 1950, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã foi inaugurado como o maior estádio de futebol do mundo. O nome Maracanã, de origem tupi-guarani, significa “semelhante a um chocalho”, uma menção ao fato de que no local onde o estádio foi construído existia uma grande quantidade de aves, chamadas Maracanã-guaçu, que emitiam sons semelhantes ao de um chocalho.

Valdir Pereira, o Didi, Criador da Folha Seca

Valdir Pereira, o Didi, Criador da Folha Seca

 A partida de futebol que inaugurou o estádio ocorreu no dia 17 de junho de 1950 entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo, partida vencida pelos paulistas por 3 a 1. O autor do primeiro gol no estádio foi o meio-campista Didi, da equipe carioca, e depois bi-campeão mundial de 1958 e 1962, pela seleção brasileira.

  A aguardada Copa do Mundo de 1950 foi iniciada em 24 de junho, com a partida entre Brasil e México, em que a seleção brasileira venceu por 4 a 0. Entretanto, ao contrário da preferência e dos rumores de vitória esperados, a seleção brasileira não ganhou a Copa. Na partida final, o Uruguai venceu o Brasil, por 2 a 0, no que é considerado um dos maiores reveses da história do futebol e esta partida ficou conhecida pelo termo espanhol “Maracanazo”.

 No Maracanã, os grandes jogadores da história do futebol brasileiro iniciaram ou consagraram suas carreiras:  a primeira vez que Pelé jogou pela seleção brasileira foi nesse estádio, em 1957 e Zico é artilheiro do estádio com 333 gols em 435 partidas.

  Em 2000, no aniversário de 50 anos do Maracanã, foi inaugurada a Calçada da Fama, nela os maiores craques da história do estádio deixaram a marca dos pés. Em 2007, o estádio – que é utilizado para diversos eventos, como espetáculos musicais com artistas consagrados -  foi palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro.

  Por muito tempo, o Maracanã, que atualmente tem a capacidade de abrigar 94 751 pessoas, foi o maior estádio do mundo. Entretanto, perdeu o título para o estádio Rungrado May Day, inaugurado em 1º de maio de 1989, na Coréia do Norte e que tem capacidade para 150 mil pessoas.

Texto escrito para o programa QUE HISTÓRIA É ESSA, lido no dia 16 de junho de 2010

 Date Posted: 16 jun 2010 @ 12 03 PM
Last Modified: 16 jun 2010 @ 12 03 PM
Posted By: Biu Vicente
EmailPermalink
 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

 Comment Meta:
RSS Feed for comments
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 179
  • Comments » 2,366
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

02 de dezembro de 1870



    No Child Pages.