14 de abril de 1890: é criada a União Pan-Americana na Conferência Internacional Americana celebrada em Washington

 
Libertador da América Hispânica

Libertador da América Hispânica

 

HOJE NA HISTÓRIA:

14 de abril de 1890:

É criada a União Pan-Americana na Conferência Internacional Americana celebrada em   Washington

 

                                                                                                          Aline De Biase

                                                                                    aluna do 5º período de História,

bolsista ProExt.

 

 

 

O ideal de integração das nações americanas é muito antigo. Tendo passado por diferentes contextos históricos e diferentes maneiras de interpretação, esse ideal de união, até hoje não foi concretizado. A permanência de uma “síndrome de colônia”  dificulta essa união; as nações americanas continuam a estabelecer relações mais sólidas com as nações européias – algumas sendo até suas antigas metrópoles – do que com as nações vizinhas.

O século XVIII foi palco dos precursores do pan-americanismo – ideal que prega a solidariedade e a integração dos países americanos. Nesse período, duas corrente pan-americanas distintas pregaram a confederação das nações americanas: o bolivarismo e o monroísmo.

            O bolivarismo é a visão concebida por Simon Bolívar, o venezuelano que lutou nas independências da Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador; essa corrente defendia a necessidade de união das nações americanas, no contexto de emancipação, contra as forças espanholas que tentavam restaurá-las às suas condições coloniais. A intenção de Bolívar era fortalecer essas nações, separadamente, através da independência, para depois uni-las. A sua luta pela fraternidade pan-americana culminou com o Congresso do Panamá, em 1826, considerado por alguns historiadores como a primeira manifestação pan-americana. Entretanto, esse congresso, que visava à confederação perpétua entre os Estados hispano-americanos, a abolição da escravidão e a paz continental, não teve sucesso, já que poucas nações compareceram e outras resistiram às idéias propostas, como o Brasil e os EUA.

O monroísmo é a visão pan-americana encabeçada pelo discurso do presidente norte-americano, James Monroe, em 1823 e criticava a intervenção de qualquer nação européia no continente americano e foi resumida na frase: “a América para os americanos”. Basicamente, a doutrina Monroe pretendia substituir a dominação européia, no continente, pela dominação norte-americana. Diferente do pan-americanismo solidário do bolivarismo, essa doutrina, pretendeu atender principalmente aos interesses norte-americanos.

            O monroísmo associado à idéia do “Destino Manifesto”, este outro ideário americano que pressupunha aos Estados Unidos da América do Norte o “direito natural” de exercer domínio político e econômico sobre o continente, permitiu aos EUA, após inúmeras intervenções ao longo do século XIX, e com a aceleração do seu desenvolvimento econômico, organizar a Primeira Conferência Internacional Americana, entre outubro de 1889 e 14 de abril de 1890.

Sediada em Washington, essa conferência pretendeu a criação de um órgão coordenador das relações comerciais e a união aduaneira, com a defesa da idéia pan-americana. Os projetos da conferência fracassaram, devido sobretudo, à resistência argentina. Contudo, a partir desse evento, na data de 14 de abril, passou a se comemorar o dia do pan-americanismo, representando a mudança do conceito de solidariedade pan-americana pregado por Bolívar para aquele pregado pelos EUA.

 

Texto produzido para o programa QUE HISTÓRIA É ESSA, da Rádio Universitária AM 820 kh, da UFPE, e lido no dia 14 de abril de 2010.

 Date Posted: 13 abr 2010 @ 07 11 PM
Last Modified: 13 abr 2010 @ 07 15 PM
Posted By: Biu Vicente
EmailPermalink
 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

 Comment Meta:
RSS Feed for comments
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 179
  • Comments » 2,366
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

02 de dezembro de 1870



    No Child Pages.