31 de março de 1889. A torre Eiffel

 

                                                              

Torre Eiffel

Torre Eiffel

                      HOJE NA HISTÓRIA:

 

                                          

                     Inauguração da Torre Eiffel em Paris.

 

                                                                                                      Aline De Biase

                                                                                    aluna do 5º período de História,UFPE

 bolsista ProExt.

 

  Em meio à efervescência cultural da Belle Époque européia – com as inovações tecnológicas, as mudanças estéticas na arte, o clima de paz entre as nações, e o clima intelectual que, ao mesmo tempo em que problematizava sobre os problemas sociais, enxergava um progresso na sociedade –, a construção da Torre Eiffel, na cidade de Paris, centro das mudanças, foi um dos principais símbolos desse período.

Projetada pelo engenheiro e arquiteto Gustave Eiffel – que também participou da construção da Estátua da Liberdade, nos EUA –, a Torre Eiffel foi construída para servir de arco de entrada para a Exposição Universal de 1889, onde foram as comemorações do centenário da Revolução Francesa.

  Até a época da construção da Torre Eiffel, que se iniciou em 1887, a edificação mais alta do mundo era a Grande Pirâmide de Quéops, no Egito, com 138 metros de altura. Quando foi construída a torre possuía 317 metros de altura e 7.300 toneladas, hoje com as torres de transmissão de rádio – que foram colocadas por autoridades militares em 1901 – a Torre Eiffel possui 324 metros e mais de 10.000 toneladas. Durante 40 anos a Torre se manteve como o monumento mais alto do mundo, perdendo essa condição em 1930.

  Inúmeras críticas foram feitas à construção da Torre Eiffel, por artistas e intelectuais da sociedade francesa. A Academia francesa de Belas Artes, o pintor Ernest Meissonier e o escritor Guy de Maupassant foram alguns dos grandes críticos à construção, qualificando o monumento como uma desonra às tradicionais formas de construção da cidade de Paris. Era o conflito entre as tradições e as mudanças culturais que permearam o final do século XIX e o início do XX.

  Mesmo assim, a construção da torre se manteve.  Quando Gustavo Eiffel subiu os 1.710 degraus existentes desde o piso até o terceiro andar da torre e hasteou a bandeira francesa foi inaugurada  a Torre Eiffel e desde então ela se tornou o principal símbolo da França.

  Atualmente, a Torre Eiffel, que recebe mais de 7 milhões de visitantes por ano, brilha nas noites parisienses com sua luz dourada ou uma iluminação especial, em algumas ocasiões, com cores adaptadas a comemorações nacionais e internacionais, como em comemoração ao ano 2000 e à presidência francesa, em 2008.

Desde sua iluminação à gás até a luz elétrica, a Torre Eiffel, pode ser considerada um dos principais monumentos, testemunha histórica da tensa passagem, banhada em um clima de progresso e felicidade, do século XIX para o XX e a construção do mundo contemporâneo.

Texto para o Programa QUE HISTÓRIA É ESSA, do do dia 31 de março de 2010. Rádio Universitária AM

 Date Posted: 31 mar 2010 @ 11 05 AM
Last Modified: 31 mar 2010 @ 11 05 AM
Posted By: Biu Vicente
EmailPermalink
 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

 Comment Meta:
RSS Feed for comments
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 179
  • Comments » 2,366
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

02 de dezembro de 1870



    No Child Pages.