17 de março de 1992 – Referendo põe fim ao apartheid

 

HOJE  NA HISTÓRIA:

 190px-Nelson_Mandela_1998_cropped

                                            17 de março de 1992:

Referendo, aprova o fim do apartheid na África do Sul

 

                                                                                                       Aline De Biase

                                                                                    aluna do 5º período de História, bolsista ProExt.

 

  O apartheid foi um regime legislativo utilizado na África do Sul, no qual, os brancos detinham o poder, enquanto o restante da população, negros e mestiços, era obrigado a viver separados e de acordo com regras que limitavam à sua cidadania. Até ser abolido em 1990 e rejeitado em 1992, o apartheid foi um cruel representante dos interesses dos descendentes dos conquistadores que impuseram a idéia de superioridade do homem branco europeu.

            As bases para o regime do apartheid foram lançadas em 1902, com o fim da Guerra dos Bôeres e com a criação, em 1910, da União Sul Africana, um Estado independente no interior da Comunidade Britânica. As primeiras leis adotadas contra os nativos negros foram: o Regulamento do Trabalho da População Nativa, pelas quais só a quebra de um contrato de trabalho por um não-branco era considerado crime; e a Lei da Igreja Reformada Neerlandesa, que proibia a entrada de negros como membros da sua comunidade religiosa cristã. Em 1913, a Lei da Terra dividiu a África do Sul num sistema em que apenas os negros e brancos poderiam ser proprietário. Os negros, que constituíam 80% da população, ficaram com 7,5% das piores terras, enquanto os brancos ficaram com 92,5% das melhores terras. Já os mestiços não tinham direito a propriedade agrária.

Nas eleições de 1948, quando o Partido Nacional venceu, foi articulado um conjunto de leis para a institucionalização do domínio da população branca – a partir do princípio de que o europeu branco era superior e, por isso poderia subjugar o que julgavam raças inferiores. Dentre essas leis estava a Lei de Proibição de Casamentos Mistos, de 1949; a Lei da Educação Bantu, de 1953, que foi criada para reduzir o nível de educação recebida pela população negra e, a Lei de Cidadania da Pátria Negra, de 1971, pela qual os negros não eram mais considerados cidadãos da áfrica do Sul, não possuindo, assim, nenhum direito constitucional.

E, 1960, após a repressão ao protesto contra a Lei do Passe, que limitava a circulação da população negra e mestiça, que ficou conhecido como o Massacre de shaperville, o governo baniu o Partido do Congresso Nacional e o Congresso Pan Aficanista.. Nesse protesto foram mortas 69 pessoas negras. Esse acontecimento  provocou uma onda de reações na África do Sul e no mundo contra essa política racista. 

As regiões mineradoras de ouro e diamante, além do fato de a África do Sul ser um importante aliado do bloco Ocidental na Guerra Fria contra o comunismo, os Estados Unidos da América e a Europa silenciaram diante do luta contra o apartheid. Entretanto, o cerco contra o regime de segregação racial foi crescendo.

 Em 6 de novembro de 1962, a ONU condenou o apartheid e pediu para que seus membros cortassem relações militares e econômicas com a África do Sul. É nesse período de luta que, no ano de 1964, Nelson Mandela, o líder do Congresso Nacional Africano, Nelson Mandela, foi condenado à prisão perpétua. A sua condenação fortaleceu a luta internacional contra o apartheid.  

A pressão internacional levou, em 1990, o presidente branco, membro do Partido Nacional, Frederik de Klerk, a dar passos na direção do fim do apartheid, Nelson Mandela foi libertado.

Em 17 de março de 1992, os brancos sul-africanos, os únicos que tinham direito de voto, foram convocados a votar contra ou a favor da continuidade das reformas iniciadas por de Klerk.  68% do eleitorado branco votou a favor do fim do apartheid e por uma Constituição de uma democracia multi-racial.

 

 Texto lido no programa QUE HISTÓRIA É ESSA no dia 17 de março de 2010

 Date Posted: 16 mar 2010 @ 07 59 PM
Last Modified: 16 mar 2010 @ 07 59 PM
Posted By: Biu Vicente
EmailPermalink
 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

 Comment Meta:
RSS Feed for comments
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 179
  • Comments » 2,366
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

02 de dezembro de 1870



    No Child Pages.