03 de março 2000 – Pinochet retorna ao Chile

 
Ditadores Videla e Pinochet

Ditadores Videla e Pinochet

             HOJE NA HISTÓRIA:                        03 de março de 2000:

Augusto Pinochet retorna ao Chile, 16 meses depois de ter sido detido, no Reino Unido, por crimes cometidos no seu governo

                                              Aline De Biase

                                                                                    aluna do 5º período de História, bolsista ProExt.

 

   Em época de Guerra Fria, a ascensão do socialista Salvador Allende à presidência do Chile, em 1970, representou uma ameaça ao capitalismo e a influência dos EUA no país, que considerou esse governo um mal que poderia se alastrar pela América Latina. Em conjunto com a opinião norte-americana, os setores conservadores da sociedade chilena, temerosos de perderem seu prestígio através das idéias socialistas, faziam críticas à Salvador Allende culpando seu governo pela crise econômica e política pela qual o país estava envolvido.

            Em 11 de setembro de 1973 as forças opositoras do governo, lideradas pelo general Augusto Pinochet, cercaram o Palácio La Moneda, exigindo a renúncia de Salvador Allende. Esse evento culminou com a morte de Allende e o início dos 17 anos do regime Pinochet.

Após o golpe e a morte de Allende, o poder foi constituído por uma junta militar formada por Pinochet, representando o exército e nomeado chefe da junta, Gustavo Leigh, representante da Aeronáutica, Toríbio Merino, da Marinha e César Mendoza, representando a força policial. No governo, a junta suspendeu a Constituição, dissolveu o Congresso, eliminou partidos políticos, censurou a imprensa e proibiu manifestações sociais. Concentrando o monopólio da administração, que era para ser rotativa, Pinochet inaugurou o terror político no Chile.

O governo de Pinochet foi formulado de maneira antipolítica e a fim de eliminar quem se opusesse aos quatro pilares do seu regime: capitalismo, doutrina cristã, escolha dos EUA como protetor e a Doutrina de Segurança Nacional. Criando a polícia secreta DINA (Direção de Inteligência Nacional), o regime Pinochet produziu 3000 mortos, 1.100 desaparecidos e mais de 40 mil exilados. Chegando a extrapolar o território chileno, o governo perseguiu inimigos políticos por todo continente através do Plano Condor, que representou uma aliança do Chile com a Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Apesar de todo o terror social, causado ela ditadura de Pinochet, o Chile teve um impressionante crescimento econômico durante esse período. Contando com os chamados Chicago Boys, estudantes com pós-graduação da Universidade de Chicago, o governo de Pinochet associou autoritarismo político, sociedade hierarquizada e conservadora, com economia liberal, diferenciando-se, por exemplo, da política econômica da ditadura brasileira de protecionismo estatal.

A partir de 1982, quando a associação entre liberalização econômica e autoritarismo político representou uma queda na economia iniciou-se uma onda de protestos. Em 1988, aceitando colocar seu governo a prova, Pinochet aceitou a realização de um plebiscito que o rejeitou com 54% dos votos. Assim, o governo foi transferido ao democrata-cristão Patrício Alwyn, ficando Pinochet exercendo a função de comandante-em-chefe até 1998 e depois senador vitalício. Em 16 de outubro de 1998, quando se encontrava internado após uma cirurgia, no London Clinic, em Londres, Pinochet recebeu o pedido de prisão feito pelo juiz espanhol Baltasar Garzón, pelos crimes cometidos durante seu governo no Chile. Após 16 meses de batalha judicial, com a prisão domiciliar de Pinochet, no Reino Unido, o chanceler britânico acatou o argumento médico a favor do ex-ditador e o enviou de volta para o Chile. Em 3 de março de 2000 chega ao Chile, como homem livre, e é recebido com o hino nacional e honras militares. No dia 3 de dezembro de 2006, Dia Internacional dos Direitos Humanos, Augusto José Ramón Pinochet Ugarte morreu sem ter sido punido pelas mais de 3000 mortes e pelos roubos que cometeu durante seu governo.

 Texto lido no programa QUE  HISTÓRIA É ESSA, da Rádio Universitária AM, no dia 03 de março de 201o0

 Date Posted: 02 mar 2010 @ 11 28 PM
Last Modified: 02 mar 2010 @ 11 28 PM
Posted By: Biu Vicente
EmailPermalink
 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

 Comment Meta:
RSS Feed for comments
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 179
  • Comments » 2,366
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

02 de dezembro de 1870



    No Child Pages.