27 de janeiro de 1945: Libertação de Auschwitz-Birenau

 
Entrada de Auschwitz

Entrada de Auschwitz

HOJE NA HISTÓRIA:

27 de janeiro de 1945:

Tropas soviéticas liberam milhares de pessoas dos campos nazistas Auschwitz-Birkenau

 

Profº. Severino Vicente da Silva & 

Aline De Biase, aluna do 5º período de História, bolsista ProExt,

 

O totalitarismo foi construído ideologicamente a partir da Primeira Grande Guerra, e representa a barbaridade e o mal-estar da sociedade do século XX. O fascismo italiano, o nazismo alemão e o stalinismo da URSS, foram regimes totalitários e possuíram, sob a máscara da opressão social e da barbárie, projetos de mudanças.

Dentre os três governos totalitários, o nazismo alemão, possuiu um significativo diferencial: o ideal de pureza da raça ariana e o extermínio dos não-arianos. As teorias racistas não surgiram na Europa com o nazismo, elas já permeavam o continente e as nações há muitos séculos. Entretanto, o governo chefiado por Hitler colocou em prática a idéia de purificar a Europa, exterminando os impuros.

Liderado por Adolf Hitler o partido nazista alcançou o poder através da legitimidade e dos anseios do povo alemão, pois Hitler chegou a 80% de popularidade. A economia alemã estava em auge; as nações européias não combateram a barbárie que se avizinhava e se viram envolvidas nas barbaridades da Segunda Grande Guerra, e os nazistas liderados por Hitler faziam experiências com seres humanos com o objetivo de alcançar a pureza da raça ariana. Além de judeus, negros, ciganos, deficientes físicos, homossexuais eram exterminados nos campos e oficinas de trabalhos escravo e nos fornos dos campos de concentração.

“O trabalho liberta” é a frase que estava escrita no portão de entrada do maior e mais terrível conjunto de campos de concentração e extermínio, o Auschwitz-Birkenau, localizado ao sul da Polônia. O conjunto Auschwitz-Birkenau  foi criado em 1940 e em seus crematórios e câmaras de gás, pelo menos 1 milhão de pessoas foram mortas. Arrancadas de suas vidas, as pessoas eram levadas a esse complexo da morte para realizarem o sonho, sem lógica, universal e racista de partido nazista.

            Na tarde do dia 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas chegaram ao “complexo da morte” e libertaram 8 mil prisioneiros em estado de profunda miséria – já que os que não eram exterminados eram usados para trabalhos forçados. As lembranças dos sobreviventes ou de suas famílias são utilizadas até em filmes, livros e documentários, para que não se esqueça que, mesmo entre povos civilizados é sempre necessário lutar contra qualquer vontade de renascimento dessa barbárie.

 

Texto produzido para o programa QUE HISTÓRIA É ESSA do dia 27 de janeiro de 2010. Rádio Universitária 820AM

 Date Posted: 26 jan 2010 @ 08 25 PM
Last Modified: 26 jan 2010 @ 08 25 PM
Posted By: Biu Vicente
EmailPermalink
 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

 Comment Meta:
RSS Feed for comments
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 179
  • Comments » 2,366
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

02 de dezembro de 1870



    No Child Pages.