30 de dezedmbro de 1972. Fim dos bombardeios sobre o vietnan

 

                                         

                                            HOJE NA HISTÓRIA:

                                           30 de dezembro de 1972:

            Os Estados Unidos cessam com os bombardeios no Vietnã do Norte

 

                                                                                                    Aline De Biase

                                                                                         aluna do 4º período de História

 A guerra do Vietnã, ocorrida no Sudeste Asiático, entre 1959 e 1975, foi o mais longo conflito armado depois da Segunda Grande Guerra. Sendo inicialmente uma luta dos vietnamitas contra a colonização francesa e depois japonesa, a guerra do Vietnã teve o seu ápice com a intervenção norte-americana. Os estadunidenses apoiaram o imperador Bao Dai do Vietnã do Sul, contra as forças nacionalistas e comunistas dos vietnamitas do norte, unidas na Frente de Libertação Nacional, denominados pejorativamente de vietcongs.

            A Frente de Libertação Nacional pretendia a unificação do Vietnã, dividido na Conferência de Genebra, evento realizado em 1954 a fim de cessar as hostilidades e o envolvimento estrangeiro na região; reconhecia dois estados, separados pelo  paralelo 17, sendo o norte pró-comunista e sul pró-ocidente. No contexto da Guerra Fria, os Estados Unidos, recusou  assinar o tratado da Conferência de Genebra,  e defendia sua intervenção no Vietnã com as seguintes palavras: “se permitirmos que os comunistas conquistem o Vietnã corre-se o risco de se provocar uma reação em cadeia e todos os estados da Ásia Oriental tornar-se-ão comunistas um após o outro”.

            As barbaridades cometidas pelos norte-americanos durante a guerra – com os bombardeios aéreos com o uso do napalm e do agente laranja, dizimou pessoas, árvores e envenenou rios e lagos – geraram inúmeras críticas no mundo, culminando no movimento de Contracultura. Rejeitando a luta dos EUA no sudeste asiático, o movimento de contracultura, tinha como símbolos um novo estilo jovem em oposição aos valores e padrões de comportamentos norte-americanos e o discurso de paz e amor, encabeçado pelos hippies. O clima de passeatas e críticas norte-americano se espalhou pelo mundo, influenciando na rebelião estudantil no Brasil contra o regime militar e na revolta universitária francesa contra o governo do General de Gaulle. A pressão interna e internacional para o fim da guerra levou o governo estadunidense a parar os ataques aéreos em 30 de dezembro de 1972.

Em janeiro de 1973 foi assinado o Acordo de Paz em Paris, mas só em 1975 a guerra termina oficialmente. Além de um prejuízo de US$ 200 bilhões, os EUA saíram da guerra moralmente abalados e suas instituições nunca mais voltaram a ganhar total confiança dos cidadãos.

 

ps. Escrito para o programa Que História é Essa?, do dia 30 de  dezembro 2009.

 Date Posted: 29 dez 2009 @ 04 01 PM
Last Modified: 29 dez 2009 @ 04 01 PM
Posted By: Biu Vicente
EmailPermalink
 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

 Comment Meta:
RSS Feed for comments
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 179
  • Comments » 2,366
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

02 de dezembro de 1870



    No Child Pages.