02 de dezembro de 1870

 

02 de Dezembro de 1870:

 

                 ESTRÉIA NO BRASIL A ÓPERA DE CARLOS GOMES, “O GUARANI”.

 

                                                                                                           Aline De Biase, aluna do 4ºperíodo de história

 

  Sob os ecos dos aplausos, no Teatro alla Scala, da noite de 19 de março de 1870, a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes vai ganhar o mundo e promover o romantismo indianista brasileiro, tomando como base o livro de José de Alencar, sob a regência da ópera do mais famoso e consagrado músico brasileiro da época. Atingindo, naquela noite a sua vitória, Carlos Gomes viu todos os seus sonhos e esforços da vida serem compensados. Contudo, como um “divisor de águas”, o seu sucesso com a obra “O Guarani” representou, o seu ápice, mas também o início da sua derrota.

  Filho de Manuel José Gomes e Fabiana Maria Jaguary Gomes, Antônio Carlos Gomes, nasceu na cidade de Campinas, em 11 de julho 1836. Desde criança, tocando e cantando na banda do pai, o Tonico sonhava em ser maestro. Aos 20 anos abriu um curso de piano, que não teve sucesso, mas, com a sua apresentação em público, em 17 de abril de 1859, Antônio Carlos Gomes, começou a ser valorizado entre os estudantes de Campinas. Em junho do mesmo ano, em meio ao frio de São Paulo, Antônio Carlos decidiu partir para o Rio de Janeiro com a intenção de obter do Imperador D Pedro II, a proteção a fim de entrar no conservatório dessa cidade.

Ao estrear sua primeira ópera, “A Noite do Castelo”, no dia 4 de setembro de 1861, no Teatro Lírico Fluminense, Carlos Gomes foi tão aclamado, que após a apresentação, o Imperador concedeu-lhe o Hábito de Cavaleiro da ordem da Rosa, além de contemplado com uma bolsa de estudos na Itália com a validade de quatro anos.

A cidade de Milão foi o cenário em que Carlos Gomes desenvolveu e construiu a sua maior obra. Em 1864, Carlos Gomes, ao passar por uma livraria milanesa e ter visto uma versão do livro “O Guarani” de José de Alencar, representante do movimento indianista no romantismo brasileiro, no qual o índio figurava como “herói nacional”, decidiu fazer da história uma ópera. A partir do sucesso na apresentação em Milão, financiada pelo governo brasileiro, a ópera correu pelo mundo, arrancando aplausos.

Estreando no Brasil, em 2 de dezembro de 1870, em homenagem ao Imperador, a ópera veio a ser agraciada também por José de Alencar, que a definiu como confusa e embaralhadora, mas que arrancava do público, o desejo de conhecer o seu livro.

Depois do sucesso, Carlos Gomes, caiu lentamente no esquecimento da população brasileira, antes mesmo da sua morte em 1896. Apesar de a ópera O Guarani ter sido traduzida para o português nos anos 1940 e ter sido apresentada no Teatro Municipal de São Paulo, só nos anos 60 é que ela voltou ao cotidiano e aos ouvidos brasileiros. Após a gravação nos anos 60, “O Guarani” agradou ao então presidente Juscelino Kubitschek, que ordenou a sua execução na abertura do programa “A voz do Brasil”. E é assim, que o Guarani voltou a ser conhecida pelos brasileiros, com seus primeiros acordes anunciando as notícias oficiais dos três poderes do Brasil.

A História de Carlos Gomes serve como reflexão e um apelo à identidade do Brasil. A nação brasileira, ou pelo menos a construção desse conceito, necessita buscar e acender as suas memórias, sem que para isso precise passar pelos valores e críticas estrangeiras. Carlos Gomes, que assinava como Nhô  Tonico morreu em 16 de setembro de 1896, em Belém do Pará, onde iria realizar o sonho de dirigir um conservatório musical. Ainda hoje é lembrado pela sua ópera fabulosa, que encantou todo o mundo. Na sua nação, a ópera fabulosa foi esquecida, ficando apenas conhecida como “a música da Voz do Brasil”. Carlos Gomes dizia dele mesmo: eu sou o mais caipira dos caipiras.

 ps. Este texto foi lido no programa Que História é Essa, Rádio Universitária 820Am, no dia 2 de dezembro de 2009.

 Date Posted: 01 dez 2009 @ 10 15 PM
Last Modified: 01 dez 2009 @ 10 15 PM
Posted By: Biu Vicente
EmailPermalink
 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

 Comment Meta:
RSS Feed for comments
\/ More Options ...
Change Theme...
  • Users » 1
  • Posts/Pages » 179
  • Comments » 2,366
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

02 de dezembro de 1870



    No Child Pages.