A descoberta do povo

  

      Universidade Federal de Pernambuco     

 

Resumo da parte I “A descoberta do povo”, do livro “ cultura

popular na idade moderna”

 

                                  A DESCOBERTA DO POVO

 

Trabalho apresentado ao professor Severino Vicente

Da disciplina História da cultura

 Turma: I Turno: tarde Curso: Turismo

Aluna: Luany Maria Gondim Campos

Data: 22 de maio de 2010

 

 

A descoberta do povo, parte I do livro cultura popular na idade moderna nos mostra como o povo, seu jeito e seus costumes se tornaram curiosidade para muitos estudiosos. Foi no inicio do século XIX, justamente quando a cultura popular tradicional estava começando a desaparecer que o “povo” se tornou “objeto” de interesse de grandes intelectuais da época. Houve uma série de razões para esse interesse pelo povo nesse momento da história européia, entre elas, uma das principais que pode se destacar é a revolta contra a “arte”, o artificial se tornou um termo pejorativo, enquanto selvagem virou elogio. Os artesãos e camponeses ficaram assustados ao verem suas casas sendo invadidas por gente bem vestida querendo que eles cantassem suas canções tradicionais ou contassem velhas estórias. Herder, jornalista, e os irmãos Grimm construíram obras de grande influência na época,

J. HERDER
J. HERDER

Herder dizia, ou deixava implícito, que no mundo pós-renascentista, apenas a canção popular conservava a eficácia moral da antiga poesia, e os irmãos Grimm consideravam a poesia popular uma “poesia da natureza”. Além da canção popular, outras formas de literatura passaram a ser elegantes, como o bilder-reimen, mais conhecidos como panfletos satíricos alemães que segundo o poeta Ludwig Tieck tinha uma maior inventividade autêntica e são mais simples e muito melhores do que os livros da época. Havia também o conto popular transmitido por tradição oral, que inclusive os irmãos Grimm fizeram uma coletânea dos contos, e acreditavam que, de fato, aquelas estórias exprimiam a natureza do povo. E finalmente, havia a “peça popular”, categoria que incluía o teatro de bonecos. Esse grande interesse por diversos tipos de literatura popular era parte de um movimento ainda mais amplo que se pode chamar a descoberta do povo. Houve ainda a descoberta da religião popular, das festas populares e da música popular, embora não tenha sido visto um interesse mais próximo pela arte popular.

 

Embora esse tenha sido um movimento de grande amplitude e se fale na descoberta da cultura popular durante essa época, antes mesmo disso, estudiosos já haviam descrito os costumes populares; o que difere em Herder, os irmãos Griim e seus seguidores é a ênfase no povo e a crença de que cada um deles fazia parte do “todo”, expressando o espírito de uma nação. Para alguns intelectuais o povo era visto de uma forma exótica, e o apelo desse exótico estava no fato de ser selvagem, natural, livre das regras do classicismo. Esse movimento foi também uma reação contra o iluminismo, contra seu elitismo, seu abandono da tradição, contra sua ênfase na razão, a descoberta da cultura popular estava intimamente ligada à ascensão do nacionalismo. Tinha a idéia de unir o povo dividido, da autodefinição e da libertação nacional, a sociedade estava sob domínio estrangeiro e tinha o desejo de reviver a cultura tradicional. Em suma, a descoberta da cultura popular  fazia parte de um movimento de primitivismo cultural no qual o antigo, o distante e o popular eram todos igualados.

 

Amamentando - Lui Gonzaga, Goiana. Foto de Biu Vicente
Amamentando - Lui Gonzaga, Goiana. Foto de Biu Vicente

 

Bibliografia 

 

 

BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. São Paulo: compainha das letras, 1995.

 

http://www.cefetsp.br/edu/eso/patricia/descobertapovo.html

Acesso em 22/05/2010

22 thoughts on “A descoberta do povo

  1. Pingback: Micheal
  2. Pingback: maurice
  3. Pingback: Raymond
  4. Pingback: clinton
  5. Pingback: craig
  6. Pingback: leslie
  7. Pingback: eugene
  8. Pingback: marvin
  9. Pingback: edward
  10. Pingback: Doug
  11. Pingback: Derek
  12. Pingback: steven
  13. Pingback: Kenny
  14. Pingback: otis
  15. Pingback: Stephen
  16. Pingback: Cecil
  17. Pingback: Peter
  18. Pingback: gabriel
  19. Pingback: Jamie
  20. Pingback: Herbert
  21. Pingback: freddie
  22. Pingback: Armando

Comments are closed.