FELIZ PÁSCOA

Conta a tradição histórica que houve um tempo no qual os descendentes de Jacó passaram alguns anos no Egito, depois que um dos seus filhos foi vendido pelos irmãos; mas ele veio a tornar-se administrador das riquezas do Egito e, num gesto inesperado, convidou seus irmãos, que passavam grave crise na região onde moravam, a viver no Egito. Foram bem acolhidos, pois José era querido do faraó e sua corte.  Mas o tempo passa, e é bastante comum que as gerações tendem a esquecer o que ocorreu no passado, especialmente o bem que seus antigos receberam de estranhos. Teria ocorrido assim às margens do rio Nilo, e os descendentes de José e seus irmãos perderam o prestígio e passaram a ser tratados como escravos. A tradição conta que foram muitas gerações, até que recomeçou a saga em busca da felicidade sob a liderança de Moisés. Diálogos e confrontos culminaram a saída/expulsão, e foram na direção do deserto acreditando que ali encontrariam uma terra onde havia rios de leite e mel. ´Foi uma Páscoa.

Conta uma histórica tradição que um dos descendentes de Judá, um dos irmãos de José, após vários séculos, nascido em Belém e crescido em Nazaré falava de uma nova páscoa, a que trazia o evangelho para os pobres, a alegria para os corações tristes, a liberdade aos cativos, a restauração da visão aos cegos, libertar os oprimidos. Anunciava que começava a Páscoa. (Lc. 4:15-30) A leitura que ele começou na sinagoga de Nazaré pareceu ter terminado no “Tudo está Consumado” (Jo. 19:30).

Mas a Páscoa não é um momento, ainda que pareça ser o momento final da vida de uma pessoa. A Páscoa é a aceitação de que cada momento é uma entrega, uma vitória sobre o egoísmo, o egocentrismo, a Páscoa é o compromisso de continuar a realização da leitura feita em Nazaré, ainda que se saiba que os nazarenos não gostaram do que ouviram, pois eles queriam ver milagres. Milagres exigem apenas fé, e milagres não se pedem, não se pagam. Milagre é a graça da libertação, da visão, da alegria. A Páscoa é o constante milagre de aceitar a Vontade de Deus, diariamente e a cada dia.

FELIZ PÁSCOA.   

Tags: ,

Comments are closed.