Feliz Deputado, natal pernambucano

Leio neste final de semana que o espírito natalino atingiu, em cheio, a conta dos pobres deputados estaduais de Pernambuco, alguns são atualmente deputados federais, um senador e até mesmo um presidente – uma presidente – do Tribunal de Contas do Estado.

O Ex-deputado estadual, ex-prefeito e atual deputado federal, que foi celebrar o natal em Paris, França, já nem se lembrava que recebera este dinheiro que serviu para pagar as despesas de moradia. O atual senador petista ficou irritado com as perguntas dos repórteres a respeito desse privilégio que os deputados pernambucanos se autoconcedem.

É lamentável que a safra de políticos que vem assumindo cargos eletivos desde o término da ditadura contra a qual lutaram, parecem querer demonstrar, a cada dia, que o fizeram não por amor ao povo, mas visando benefícios pessoais. Como são capazes de legislar em causa própria! Eles deveriam cuidar para que houvesse uma melhor distribuição de renda, e o fazem criando leis que aumentam as suas.

Lamentável saber que entre esses está um antigo presidente da primeira Comissão de Justiça e Paz criada durante a ditadura. Ele que tanto elevou a voz, talvez confiando na batina de Dom Hélder Câmara, contra os abusos dos militares e civis hoje se cala, pois seus bolsos recebem esse suborno. Ao longo do tempo o profeta da justiça evoluiu para o acolitado da exploração do povo, aceitando o discurso de que o que se faz é legal; ele esqueceu que costumava dizer, no tempo da presidência da CJP da Arquidiocese de Olinda e Recife, que as leis injustas não devem ser seguidas.

Mas, como dizia antes, o espírito natalino atual é aquele que garante o consumo com as cores de famoso xarope americano. Semelhante ao comportamento do palácio de Herodes que não percebeu a estrela que anunciava o nascimento da criança em Belém ouviu-se o silêncio das Princesas. Seria possível cotejar esse aumento natalino dos deputados com o Massacre dos Inocentes?

Feliz Natal, ilustres deputados pernambucanos.

Tags: , , , , ,

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.